Crise do setor da Azeitona na Espanha

ASAJA SEVILLA – Informa

A queda dos preços, a diminuição do consumo interno do produto  e a forte queda das exportações, ocasionaram uma crise nunca antes vista. O enfraquecimento e a queda da produção de Azeitonas de Mesa na Espanha, o produto cujo os preços se mantém estáveis praticamente há 15 anos, não tem mais como competir com o Mercado externo.

Mais de 3.000 agricultores convocados pela Asaja – se concentraram em frente a  sede da Presidência da Junta da Andalucia em Sevilla, para protestar sobre a situação atual do setor de azeitonas de mesa. Os produtores protestam contra o Governo que não demonstra preocupação com o setor.

Os agricultures de Sevilla iniciam a colheita com o desanimo pela queda das vendas, e o aumento dos custos de produção. O desinterese pelo cultivo é motivado principalmente pela perda de dinheiro, ocasionando uma revolta entre os produtores que pretendem arrancar as mudas de oliveiras e iniciar outras culturas. A falta de liquidez, a concorrência de outros mercados, neste caso a Argentina, a falta de investimentos do governo no setor fazem com que o produtor desista de cultivar azeitonas de mesa.

A azeitona de mesa é um dos grandes produtos da economia de Sevilla, que é a primeira produtora nacional, agente transformadora e exportadora  de azeitonas de mesa da Espanha. Nos Olivares de Sevilla se recolhe 250.000 toneladas do produto que representa 80% da produção da Andalucia, e mais da metade da produção nacional.

Um grande número de munícipios e mais de 45.000 pessoas dependem do setor, que não dispõe de nenhum tipo de protecionisto do governo.

Com a falta de apoio os produtores da região, apontam que deverão deixar de produzir azeitonas de mesa, pois não há nenhuma medida específica para alavancar o setor.

Teremos uma reviravolta na produção de azeitonas de mesa na Espanha, acarretando uma dimunição na oferta do produto no Mercado mundial.

ESTUDO COMPARATIVO DOS CUSTOS DE PRODUÇAO DA AZEITONA DE MESA

Os custos de produção são 16,6% superiores ao preço final da azeitona comercializada.

No custo total de produção de 01 kg de azeitonas de mesa colhidas, já consome 65% do custo total.
– Custos de colheita – 51% – Custos  de poda – 24%  – Tratamentos – 8%  – Transporte – 6%
– Manejo do solo – 3% – Fertilizantes –  3%

Publicado por www.myolivenews.com por Frankie Gobbee Consultor/Exportador en 11:28 AM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s