Produção nacional de azeite Portugues cresceu 42%

A produção nacional de azeite Portugues azeitecresceu 42 por cento na última campanha, face a período homólogo, e o mercado nacional representa já 150 milhões de euros, segundo dados da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal.

Segundo a Casa do Azeite, a campanha de 2008-2009 “superou as expectativas do sector”, com a produção nacional a crescer e as exportações também.

O início da campanha 2009-2010 é assinalado esta quinta-feira com a realização das primeiras Jornadas do Azeite, em Abrantes, promovidas pela Gallo.

Portugal é, actualmente, o quarto maior produtor a nível da União Europeia, região que produz 75 por cento do azeite consumido a nível mundial, com 42 mil toneladas em volume produzido em 2008.

Além do aumento da produção nacional em 42 por cento, também se verificou em 2008 um aumento das exportações em 19 por cento para 25 mil toneladas de azeite. «O azeite nacional representa cinco por cento do volume exportado no segmento de produtos alimentares e bebidas», afirma a Casa do Azeite, tratando-se «de um sector tradicional em fase de grande crescimento em Portugal», acrescenta.

O consumo “per capita” em Portugal passou de uma média de 3,3 quilogramas no início dos anos 90 para um nivel actual de sete quilogramas “per capita”.

Anúncios
por Delifood Postado em Post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s