Aumenta consumo de azeite na Paraíba

Venda de azeites vem crescendo acima de 17,3% ao ano, segundo estimativa do Conselho Oleícola Internacional (COI)

Publicado em 26/10/2011 a

Motivado principalmente pelo apelo à alimentação saudável, o consumo de azeite de oliva vem se tornando impulsionando vendas na Paraíba. Produto até então muito utilizado no preparo de alimentos para as festas de final de ano, a venda de azeites vem crescendo acima de 17,3% ao ano, segundo estimativa do Conselho Oleícola Internacional (COI). Mas cada vez mais o produto é inserido na dieta do paraibano,
Na Paraíba, seguindo uma tendência para a região Nordeste, o consumo já está aumentando, independente do período do ano, mas para conseguir abastecer o mercado para o mês de dezembro, que ainda é o período de maior venda do azeite, estabelecimentos já aumentaram o volume das encomendas tanto do produto nacional, quanto internacional.

Um dos mais consumidos do Estado, o azeite Andorinha, produzido pela indústria portuguesa Sovena, teve um crescimento em vendas de 54% somente em setembro sobre o mesmo mês do ano passado na Paraíba. Esta alta no consumo, para o gestor de mercado da empresa para a América Latina, Nuno Miranda, está atrelada à baixa no preço do azeite, diante da desvalorização do dólar em comparação com o real, além do aumento do poder de compra dos moradores da Região Nordeste como um todo ao longo dos últimos anos.

“Mas só estes dois motivos de maior acessibilidade não explicam, por si só, o crescimento do consumo de azeite. A verdade é que o azeite está cada vez mais presente na mídia e é recomendado por médicos e nutricionistas. Hoje, praticamente todo o mundo sabe que o azeite é um produto excelente e que agrega duas características únicas: sabor e saudabilidade”, acrescentou o executivo.

Segundo o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, o estoque para as vendas do final do ano deverão começar a chegar aos estabelecimentos a partir de novembro. “O crescimento do consumo de azeite já vem sendo observado há um certo tempo. No final do ano, a procura pelo produto aumenta ainda mais e os estabelecimentos já estão se preparando e começando a receber os produtos”, comentou.

Somente no supermercado Extra, localizado na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, o sortimento dos azeites disponibilizados já foi elevado em 32%, já mirando a ampliação do consumo. Para Cícero Bernardo, a elevação no consumo está relacionada à mudança de hábitos da população. “O azeite é um produto mais saudável que o óleo comestível, por isto muitas pessoas estão fazendo a substituição do óleo pelo azeite”, opinou.

http://jornaldaparaiba.com.br/noticia/68484_aumenta-consumo-de-azeite-na-paraiba

Anúncios
por JKPG Postado em Post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s