Brasileiro troca óleo de soja por Azeite

O padrão das refeições do consumidor da classe média passou por mudanças, fruto de mais grana no bolso do brasileiro. O azeite de oliva substituiu o óleo de soja. E as trocas não estão restritas à mistura, pois os brasileiros também estão gastando mais com alimentação fora do lar, mostra estudo da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Ao analisar os resultados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2003 e 2009, foi constatado que enquanto o consumo médio mensal de carne de primeira aumentou 4,2%, o de frango caiu 11,8%. A compra de azeite cresceu 13,8% e o de óleo de soja recuou 45,5%.

“Isso mostra que as famílias estão se alimentando mais e com melhor qualidade. Está ocorrendo uma sofisticação do consumo. Com mais dinheiro, as mudanças nas compras aparecem no setor de alimentação”, diz o assessor econômico da Fecomercio Altamiro Carvalho.

Segundo a pesquisa da entidade, as despesas com refeições dos brasileiros da classe média fora do lar têm peso de 3,15% no orçamento familiar mensal. Em 2003, essa participação era de 1,75%.

http://www.dgabc.com.br/News/5944585/classe-media-troca-frango-por-carne-nobre.aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s