Oliveiras no RS

27/03/2013 07h53 – Atualizado em 27/03/2013 07h53

Agricultores do Rio Grande do Sul investem na fabricação de

azeite

É a temporada de colheita da azeitona no RS e a cultura está em expansão.
Tem agricultor investindo para abastecer o mercado interno com bom azeite.

Do Globo Rural

Comente agora

São quase 700 hectares cultivados com oliveiras. A maior área fica na região central do Rio Grande do Sul. As condições favoráveis de solo e clima contribuem para o desenvolvimento da planta destinada para a fabricação de azeite.

O produtor Osmar Rosa espera colher 30 toneladas de azeitonas nos 40 hectares cultivados em Caçapava do Sul. Toda a produção vai ser beneficiada sem precisar deixar a propriedade. Osmar e um sócio instalaram uma indústria de fabricação de azeite. O investimento foi de R$ 5 milhões. O resultado é um azeite de oliva extra-virgem, de alta qualidade, segundo especialistas. “Nós queremos ter um azeite nacional com qualidade superior ao importado”, afirma.

O cultivo de oliveiras começou a se desenvolver no estado há 11 anos. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura, a atividade está em expansão. “A expectativa é de ampliar destes atuais 680 hectares, este ano vamos ter mais 350, evai se expandir mais até a gente suprir a demanda de mercado brasileiro”, diz Luiz Fernando Mainardi, secretário de Agricultura – RS.

A Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul, estima que o Brasil gaste cerca de R$ 600 milhões importando o azeite de outros países e que o consumo interno aumente cerca de 15% ao ano. Por isso, os agricultores brasileiros têm um grande mercado para investir.

Anúncios
por JKPG Postado em Post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s