Supermercado Mundial(RJ) é fiscalizado por venda de azeite com informação enganosa

Agentes da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor visitaram, neste sábado, algumas filiais do Supermercado Mundial. A visita ocorreu para verificar se o estabelecimento cumpria a determinação do Procon de colocar um aviso de que o azeite da marca Gallo, anunciado como Extra virgem, é na verdade do tipo virgem.

As filias da Barra da Tijuca, de Botafogo, da Freguesia e de Vaz Lobo vendiam o produto sem o aviso do Procon. Após a vistoria, as filiais de Freguesia e Vaz Lobo colocaram o papel exigido pelo órgão. Na segunda-feira, dia 11, será expedido um novo ato administrativo para que o Mundial retire o Azeite Galo Extra Virgem das prateleiras e o fevolva para o fornecedor.

A determinação do órgão foi feita na sexta-feira, dia 8. O Procon entrou com um Processo Administrativo Coletivo contra o Mundial por estampar em anúncios a venda do produto. A partir daí, as filiais deveriam colocar um aviso na prateleira: “O Procon-RJ informa que este produto não é extra virgem”. A ação só foi possível após exames realizados pela Proteste Associação de Consumidores, que revelou uma taxa de acidez superior a 0,8%. Os azeites de tipo virgem têm acidez entre 0,8% e 2%. Para ser extra virgem, a taxa deve ir até 0,8%.

Na sexta-feira também foi aberto um processo administrativo contra a Cargil Agrícola S.A., a empresa importadora do azeite Gallo. As vendas devem ser suspensas e todas as unidades do produto postas a venda devem ser recolhidas.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/219768+supermercado+e+fiscalizado+por+venda+de+azeite+com+informacao+enganosa

 

Anúncios
por JKPG Postado em Post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s