Azeite e a Máfia

aceite-premium-665Um relatório dedicado ao envolvimento da máfia na agricultura italiana e, especialmente, no setor do azeite de oliva, veiculado pela CBS News ’60 Minutes’ em 3 de janeiro de 2016, esquenta o cenário internacional de produção de Azeite de Oliva.

Uma onda de escândalos recentes envolvendo azeite adulterado e a Máfia na indústria italiana de Azeites, o correspondente Bill Whitaker da CBS News, levantou o emaranhado de negócios envolvendo o produto em todo o território “Made in Italy “.

A indústria de alimentos italiana, com um volume de negócios anual estimado em US $ 16 bilhões, sofre com as fraudes. A explosão do crime que tem como principal objetivo fornecer produtos adulterados e sem qualidade resulta numa “explosão de crimes e fraudes no setor.”

Para barrar a onda de produtos adulterados o investigador italiano Sergio Tiro, tem uma equipe de 60 provadores treinados capazes de detectar azeites adulterados “no primeiro gole”, o relatório apresentou uma entrevista com Tom Mueller, o autor da denúncia Azeite Virgem Extra.
A ilegalidade acontece o tempo todo “Em muitos casos estão produzindo azeite de qualidade inferior que tem sido misturado com um pouco de bom azeite extra-virgem … ou também produzindo óleo desodorizado”, disse Mueller.

Produtor de Azeite na Sicilia, Nicola Clemenza, está liderando um consórcio de 200 agricultores contra a máfia na região.

“No dia em que começou o consórcio, eles queimaram meu carro, eles incendiaram parte da minha casa e eu estava lá dentro com minha esposa e minha filha”, disse Clemenza.
Mueller disse que o controle da máfia permeia o abastecimento de alimentos na Itália, e descreveu seu impacto sobre o azeite nos termos mais sombrios: “É muito difícil dizer, em qualquer caso dado com azeite exatamente quantas gotas em uma determinada garrafa realmente tem sangue da Máfia.”
“Eles descrevem como um lampante – o azeite de qualidade mais baixa. Isso passa a ser um dos best-seller nos Estados Unidos “. A marca mais vendida nos Estados Unidos é a Bertolli, que é objeto de uma investigação de fraude de alto perfil e vários processos de ação de classe.

 

http://www.oliveoiltimes.com/olive-oil-basics/mafia-olive-oil-on-60-minutes/50203

Anúncios
por JKPG Postado em Post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s